Como encontrar as falhas do seu cliente

Aplicando a consultoria



Acredito que o consultor na verdade é um analista. Ele deve ter a capacidade de identificar quais são as falhas no negócio do seu cliente. Por exemplo: imagine um restaurante de comida japonesa que sirva sushi, sashimi, pratos quentes como yakissoba, etc. Porém, algo que é muito comum, oferecem cebiche, que é um prato peruano onde o peixe é temperado com suco de limão, cebola, pimenta e outros temperos. Neste caso o pexe é consumido cru, apenas com estes temperos e tem esta similaridade com a comida japonesa. Mas faz sentido um restaurante japonês servir um prato tipicamente peruano? Deixa a vocês este argumento.

Por isso é sempre importante analisarmos de forma objetiva se o local serve a comida adequada para o público adequado. Muitas vezes é necessário fazer uma limpa no cardápio ou cobrar pelo serviço mesmo de criação de cardápio, neste caso já entra em um serviço específico que é a criação completa de um cardápio.

Como criar um cardápio


Neste caso você precisa focar em analisar o tipo de comida que o dono que servir. Precisa criar um menu equilibrado, evitando excessos e pensando na praticidade na hora de preparar os pratos na cozinha. Ou seja, quanto mais estrutura tiver a cozinha, mais tranquilo será para poder efetuar a preparação dos pratos.

Defina etapa por etapa começando com entradas, logo para pratos principais e depois sobremesas. Em alguns casos não será servido dessa forma, mas na maioria dos restaurantes existe esta divisão. Agora se você for fazer consultoria em um local que serve apenas salgados, por exemplo, leve em conta que é o mesmo pensamento. Foque em praticidade e qualidade.


Deixo aqui uma imagem para te fazer refletir. Tudo depende do ângulo que você olha as coisas. Isso se aplica diretamente no universo da consultoria. A sua visão é que vai determinar o sucesso ou não do negócio ao qual está aplicando. Claro, nem sempre é apenas de você que depende. Mas a consultoria tem sim muito poder. Por isso, analise e reflita.


Comentários

Postagens mais visitadas